A Itaipu disponibiliza a tecnologia das lajes convencionais e treliçadas primando pela qualidade do material desde a dosagem do concreto, moldagem, até os preenchimentos que podem ser de cerâmica ou EPS (isopor). A utilização do EPS reduz significativamente o peso próprio da estrutura e permite aumento de resistência a sobrecarga, além de proporcionar ótimo isolamento termo-acústico.
1. Lajes pré-moldadas Treliçadas
Desenvolvida na Europa, são utilizadas com grande sucesso na construção civil em todo o mundo por superar grandes vãos, suportar grandes cargas, reduzir mão-de-obra gerando maior rapidez na montagem. A Laje Treliçada possibilita perfeita adequação a inúmeras aplicações de maneira racional e competitiva.
Trata-se de uma estrutura de aço soldado em forma de treliça com dois banzos inferiores e um banzo superior, recebendo mais a armadura (ferragem) adicional. Esta armadura e a altura variam de acordo com o vão livre e a sobrecarga que receberá a laje. Em alguns casos, pode ser necessário armar a laje de forma bidirecional.